De forma inicial e extremamente sintética, podemos dizer que o Acompanhamento Terapêutico (AT) é um modo de gerar intervenção, de regra, clínica.
Assim, um dos seus diferenciais é viabilizar que o terapeuta utilize (in loco) o espaço de circulação do paciente para promover saúde. Ou seja, o terapeuta literalmente vai até onde o paciente está para realizar a sessão clínica, em qualquer lugar suportado pelo cliente, terapeuta e ecossistema.
Esse espaço de atendimento clínico pode ser a casa do paciente, um passeio no cinema, na praça, no shopping, em uma festa, dentro do hospital, na escola, no trabalho, no parque, no show, teatro, etc.
O Que é Acompanhamento Terapêutico?
O Que é Acompanhamento Terapêutico?
Além disso, o acompanhante terapêutico (at) pode atuar na geração de mais qualidade de vida, de bem-estar, de lazer e até tratamento de doenças.
O tratamento de patologias pode incidir sobre casos de grave depressão, crises de ansiedade, fobias, dependências, síndrome do pânico, esquizofrenia, autismo, bipolaridade, borderline, etc.
O Acompanhamento Terapêutico também pode gerar outros efeitos importantes, inclusive que vão muito além da abordagem clínica. Por exemplo, reflexos na rede política, social, comunitária, artística, arquitetônica, etc.
O Que é Acompanhamento Terapêutico: Sua Opinião
Qual é a sua definição de Acompanhamento Terapêutico?
Aproveite o espaço de comentários e compartilhe suas reflexões com a nossa comunidade!
Livro de Acompanhamento Terapêutico (AT)
- SILVA, Alex Sandro Tavares da (org.). Acompanhamento Terapêutico: terapia sem fronteiras. Porto Alegre: Editora Portal Dr, 2017. 305p. 21 X 29,7 cm. Prefixo Editorial: 92956. Número ISBN: 978-85-92956-03-5.
Autor
Psicólogo Alex Tavares, mestre em Psicologia (UFRGS). Para fazer supervisão presencial e/ou on-line em Acompanhamento Terapêutico, Psicologia e Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) clique aqui. Para fazer o curso grátis de introdução ao Acompanhamento Terapêutico (AT) entre aqui.
Tags:definição